O primeiro passo para planejar seu intercâmbio – por Homero Carmona

Primeiros passos para Planejar um Intercâmbio - por Homero Carmona para o Blog do Intercâmbio

Olá pessoal! O texto de hoje é uma publicação do Homero Carmona em parceria com o Blog do Intercâmbio e fala do principal assunto relacionado ao seu intercâmbio: O planejamento!

Primeiros passos para Planejar um Intercâmbio - por Homero Carmona para o Blog do Intercâmbio

Muitas vezes a vontade de fazer um intercâmbio vem quase que do nada e vira um sonho. Morar fora do país, viajar, conhecer outras culturas, tudo isso é realmente incrível! Porém, planejar seu intercâmbio é um pequeno projeto, com um investimento relativamente alto e, portanto, precisa de muitos cuidados.

Quando decidi fazer o meu intercâmbio na Irlanda, eu tinha muito claro o que eu queria com a viagem: vivenciar situações diferentes, conhecer lugares e aprender, aprender, aprender! Com isso em mente, a primeira providência foi morar com gringos. Procurei, paguei mais caro, vivendo mais longe da escola do que gostaria, mas fui morar com 2 irlandeses. A experiência foi incrível, cada dia aprendia mais sobre a cultura local em situações triviais como assistir um jogo de Gaelic Football no sofá da sala com o meu flatmate irlandês.

Como aprender, me tirar da zona de conforto etc. fazia parte do meu pacote, algumas surpresinhas não podiam deixar de aparecer. A última coisa em que eu queria trabalhar, era de garçom. Sou atrapalhado e tal. Imaginam qual a primeira oportunidade que apareceu e que ficou comigo por todo período na Irlanda? Sim, fui garçom, derrubei coisas em clientes, ralei e, principalmente, consegui o que eu queria: uma experiência diferente, muito diferente do que tinha no Brasil!

Um amigo que foi comigo, ele tinha um objetivo claro também: não voltar mais para o Brasil. Desde o momento que escolhemos o destino, ele começou procurar emprego na área dele na Irlanda. Não demorou um mês e ele já estava com emprego formal na área dele e vive na Irlanda até hoje, 8 anos depois.

Outro amigo, que conheci logo na chegada, era garçom no Brasil. Considerando um salário de garçom aqui em terras tupiniquins, não preciso dizer o quanto este cara ralou para pagar pelo intercâmbio. Ele transpirava o objetivo dele, dia e noite: queria aprender inglês, trabalhar como garçom na Irlanda para poder voltar ao Brasil como Metre ou alguma outra posição de hospitalidade em hotéis de primeira linha que exigiam o idioma. Não demorou muito, conseguiu um emprego em um hotel em Dublin, e saiu do inglês nulo, para um bom inglês durante o 1 ano de intercâmbio na Irlanda.

A experiência do intercâmbio é incrível! conhecer muita gente interessante, descobrir um mundo novo. Muita gente falta às aulas de inglês, perde o foco, e não é a toa: ganha-se bem, então as pessoas preferem trabalhar e, sem os compromissos que temos no Brasil, todo dia é dia de festa. Todo dia…

Para dar um exemplo, uma amiga que trabalhou comigo também, me confessou o arrependimento: “vim aqui para aprender inglês, mas ainda não estou satisfeita… estou com muita saudade da minha mãe, mas não tenho dinheiro para visitá-la e renovar o visto. Não sei o que fazer”.

Perdeu o foco…. =/

E a pergunta que me faço é: será que ela tinha escolhido o intercâmbio correto para o que ela queria? A Irlanda era, e ainda é, uma opção sedutora. Barata, na Europa, visto fácil etc., mas será que não tinha uma opção melhor para quem queria aprender inglês e não queria ficar muito tempo longe da família?

Por isso, o primeiro passo e o mais importante para planejar seu intercâmbio é definir o seu objetivo e fazer o possível para se lembrar dele todos os dias da sua viagem!  Depois, é seguir os passos abaixo e embarcar para o que é uma das experiências mais fantásticas que alguém pode vivenciar!

Planejar Intercâmbio - por Homero Carmona para o Blog do Intercâmbio

Homero Carmona é blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mundão a fora… Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais! Ele escreve no Intercâmbio & Viagem o qual recomendo muito pois está bastante atualizado!

Obrigado por sua visita!

M.

 

Marcelo Góes
Marcelo Góes

Marcelo Góes realizou seu primeiro intercâmbio para Dublin na República da Irlanda aos 23 anos onde aprendeu inglês e teve a oportunidade de viajar por vários países da Europa.

1 Comentário

  1. Muito Marcelo, obrigado pelo espaço! 🙂

Deixe seu comentário também