7 Motivos para fazer seu intercâmbio na Irlanda

blog do intercambio

Olá pessoal!

Ao decidir fazer um intercâmbio você automaticamente inicia uma nova etapa que com toda certeza vai marcar sua vida para sempre.

Veja aqui 7 motivos para você escolher fazer seu intercâmbio na Irlanda.

E tudo começa com a escolha do seu destino! E hoje eu vou escrever um pouco sobre os 7 principais motivos para que você escolha a Irlanda como destino do seu intercâmbio.

1- Facilidade em obtenção no visto:

Pode parecer bobagem, mas muitos estudantes (assim como eu) optam em ir para a Irlanda pela facilidade do visto. Não existe a mesma burocracia de outros destinos consagrados como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália ou Canadá. Entre elas:

Burocracias nos outros países

  • Tirar o visto antes de embarcar (Mesmo assim, não existe uma garantia de que você vai de fato entrar no país);
  • Comprovar renda;
  • Fazer entrevista no consulado;
  • Pagamento de taxas consulares.
  • Na Irlanda, tudo o que você precisa é:

Burocracias na Irlanda

  • Comprar um curso (normalmente de inglês);
  • Comprar seguro saúde;
  • Indicar um local para morar (mesmo que temporariamente);
  • Comprar passagem aérea de ida e volta;
  • Portar €3000 Euros.

Ou seja, praticamente não existe burocracia para se estudar na Irlanda uma vez que despesas com curso, seguro saúde, passagem e dinheiro para se manter são necessários em qualquer lugar.

2- Riqueza de cultura:

É engraçado, mas quando eu fui para a Irlanda eu sabia muito pouco sobre o país, sua cultura e tradições. E ao chegar na Irlanda eu me deparei com diversas coisas relacionadas com a Irlanda que aconteceram na minha vida, que sem querer me “levaram” até lá.

A sua história é por si só um belo atrativo para quem deseja conhecer o país. É uma nação de história sofrida e dividida pela Coroa Inglesa que por muitos anos impôs sua vontade com mão de ferro.

É um povo alegre e festeiro. Existem muitos Pubs no país e o Irlandês adora uma boa cerveja. Na região conhecida como “Temple Bar” você vai encontrar diversos Pubs e pessoas do mundo inteiro! Ótima pedida para tomar a famosa cerveja Guiness.

É conhecida internacionalmente na música por bandas como: U2, Cranberries, Enya e The Corrs entre outros.

Na literatura tem diversos escritores famosos como: James Joyce, Oscar Wilde, Bram Stoker e Herminie T. Kavanagh entre outros.

Além dos tradicionais esportes de origem inglesa como Boxe, Futebol e Rugby, o país tem esportes próprios e que você dificilmente vai encontrar fora da Irlanda. Gaelic Soccer e Hurling.

Gaelic soccer é uma espécie de futebol que pode ser jogado tanto com as mãos quanto com os pés.

É considerado o maior esporte amador do mundo.

Na Irlanda é um orgulho você jogar pelo seu time. Os jogadores não recebem salários e muitos deles tem profissões normais como, dentistas, médicos, carpinteiros, policiais…

Veja você mesmo como é o jogo:

Assim como o Gaelic Soccer o Hurling é um esporte amador. É uma mistura de Hokey com baseball na grama…

3- Poder trabalhar legalmente no país com visto de estudante:

O visto de estudante na Irlanda permite trabalhar legalmente em cursos com duração superior a seis meses por até 20 horas semanais o que facilita o aprendizado e enriquece a experiência do estudante. O visto de estudante nos cursos de seis meses tem validade de um ano. Assim, após os seis primeiros meses de aula o estudante tem o direito de permanecer na Irlanda e ainda pode trabalhar legalmente por até 40 horas semanais ou mesmo viajar pela União Europeia. Esta é também uma ótima oportunidade para recuperar parte do dinheiro investido no intercâmbio.

4- Ser um país membro da União Europeia:

O simples fato da Irlanda ser um país membro da União Europeia permite ao estudante com visto irlandês livre acesso ao viajar por toda a União Europeia. Isto proporciona um ganho de cultura muito mais amplo, sendo possível viajar por outros países cheios de cultura e história como França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Holanda entre outros. E os custos para poder viajar de um país para o outro são bem em conta. Uma vantagem adicional é que a maioria destes países utiliza o Euro como moeda oficial e viajar de um país para o outro é bem simples.

5- Preço atrativo para estudantes brasileiros;

A verdade é que a Irlanda veio popularizar o intercâmbio entre os brasileiros. Antigamente, quem fazia intercâmbio era quem realmente tinha uma boa condição financeira pois era realmente caro. Nós sabemos que o preço tem um papel fundamental para a maioria das pessoas na hora de tomar uma decisão. E por todas as vantagens que intercâmbio na Irlanda oferece em comparação aos outros destinos de intercâmbio a demanda pelo país cresceu consideravelmente e com ela a oferta de escolas e cursos. Com a maior oferta vieram a popularização dos preços dos cursos de inglês. Fazendo com que cada vez mais brasileiros tenham acesso a programas de intercâmbio de qualidade.

Hoje em dia é possível fazer um intercâmbio para a Irlanda gastando apenas R$9000 (nove mil reais) com curso + acomodação por duas semanas + seguro saúde + passagem aérea de ida e volta. Em 2007 quando eu fiz meu intercâmbio para a Irlanda eu gastei com curso + acomodação por duas semanas + seguro saúde + passagem aérea de ida e volta 13.500 (treze mil e quinhentos reais).

6- Hospitalidade:

O brasileiro é bem recebido na Irlanda e o povo Irlandês já se acostumou um pouco com nosso jeito. Eles sabem que somos dedicados no aprendizado e também somos bons trabalhadores.

Os estudantes brasileiros em um intercâmbio na Irlanda se tornam importantes peças na economia uma vez que deixam no país dinheiro e movimentam o mercado. Afinal os estudantes também demandam por casa (aluguel), alimentação, bens de consumo e lazer.

Uma coisa muito importante é ter em mente que nós é que temos que nos adaptar aos costumes e tradições de qualquer lugar que viemos a conhecer. Assim evitamos choques e nos damos a oportunidade de conhecer e se envolver em uma nova cultura.

7- Paisagens de tirar o folego

Conhecida pelo apelido de Emerald Isle (Ilha Esmeralda), a Irlanda é famosa pelo verde vivo de sua paisagem e pela rica história Celta de seu povo. Em qualquer passeio que você fizer pela Irlanda você vai se surpreender com paisagens maravilhosas.

Você também vai encontrar vários castelos medievais. Simplesmente imperdível!

Kilkenny Castle

 

intercambio na irlanda - Cliffs of Moher


Se você se interessou em fazer um intercâmbio na Irlanda ou em qualquer outro país você pode utilizar a nossa ferramenta de orçamentos e receber propostas sem compromisso das agências de intercâmbio parceiras deste blog! Basta preencher o formulário abaixo:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

confirmar e-mail (obrigatório)

Seu telefone de contato (obs ninguém vai ficar te pertubando. nossos parceiros são sérios)

Formação

Em qual ano você nasceu?

Melhor horário para contato (selecione CTRL para selecionar mais de um)

Seu estado de origem (obrigatório)

Sua Cidade de origem (obrigatório)

Pretende viajar com quem?
 Sozinho (a) Companheiro (a) com amigos grupo

Pretende viajar quando?
 até 1 mês até 3 meses até 6 meses até 12 meses outro

Deseja fazer intercâmbio por quanto tempo?

 até 1 mês até 3 meses até 6 meses até 12 meses outro

Precisa de orçamento para quais serviços?

 Curso passagens seguro saúde translado acomodação casa de família acomodação residência estudantil carteira de estudante internacional

Destino(s) de Intercâmbio (selecione CTRL para selecionar mais de um)

Informações adicionais (escreva aqui suas dúvidas ou especifique algo no seu atendimento)

captcha

Escreva estes caracteres abaixo e click em enviar.

Declaro que aceito receber ofertas de produtos e serviços de parceiros do blog

Abs

Marcelo Góes

Marcelo Góes
Marcelo Góes
Marcelo Góes realizou seu primeiro intercâmbio para Dublin na República da Irlanda aos 23 anos onde aprendeu inglês e teve a oportunidade de viajar por vários países da Europa.

97 Comments

  1. Marcelo Góes disse:

    Tudo bem Joelson?

    Cara, eu mais do que indico a Egali que é hoje a maior agência de intercâmbio do Brasil e a única presente em TODOS os Estados.

    Neste link aqui você consegue solicitar um orçamento da Egali e fica também a certeza de que você será muito bem atendido!

    Quanto a dividir moradia com estrangeiros é totalmente possível. Basta correr atrás assim que chegar no seu destino. O ideal é chegar em uma casa de família ou residencial estudantil como a Egali House e depois na própria escola você ou vai conhecer gente interessada em dividir um apartamento ou vai ver alguém anunciando a vaga.

    Obrigado pela visita e por deixar comentário!

    abs

    Marcelo.

  2. JOELSON FRANÇA disse:

    Olá, Marcelo, tudo bem.

    Estou pretendendo ir para o intercâmbio para Irlanda ou Austrália.

    Você indicaria alguma agência de intercâmbio para realizar todo esse processo.

    Pretendo ficar 06 meses, e será que consigo dividir apartamento com estrangeiros para reduzir a despesas com estadia.

    Agradeço pela sua orientação.

    Joelson França

  3. Marcelo Góes disse:

    Oi @Letícia!

    Vamos lá as respostas:

    1) Gostaria de saber como está a questão de encontrar emprego na Irlanda? Tenho Inglês fluente, sou formada em administração e vou tirar minha cidadania Italiana ainda nesse ano. Sera q consigo achar emprego rápido pela sua experiência lá?

    # O inglês fluente pode ajudar sim na hora de disputar alguma vaga. Mas eu não apostaria em algo dentro da sua área de formação, especialmente sem a documentação italiana. Eu não garanto que você vai conseguir emprego, mas acredito que terá maiores chances procurando por sub-empregos.

    2) Estou pensando em ir no esquema de estudo e trabalho enquanto a cidadania não sai. Da para se manter financeiramente nesse período trabalhando só 20 horas por semana?

    # Pra você ir para cursar 6 meses de aula + 6 meses de férias você deve levar a quantia mínima de €3000,00. Eu acredito que administrando bem este dinheiro você consegue sim se manter por uns 6 meses dependendo dos seus hábitos de consumo e escolhas de moradia. (jogando uma despesa de €500/mês) O que você tem que levar em conta no seu planejamento é uma previsão realista de quanto tempo vai demorar pra sair a sua cidadania italiana e assim fazer um planejamento adequado. Claro que se no meio tempo você conseguir algum trabalho vai tudo ficando bem mais suave.

    abs

    Marcelo

  4. Leticia disse:

    Oi Marcelo td bem?

    Gostaria de saber como está a questão de encontrar emprego na Irlanda? Tenho Inglês fluente, sou formada em administração e vou tirar minha cidadania Italiana ainda nesse ano. Sera q consigo achar emprego rápido pela sua experiência lá?

    Estou pensando em ir no esquema de estudo e trabalho enquanto a cidadania não sai. Da para se manter financeiramente nesse período trabalhando só 20 horas por semana?

    Obrigada!

  5. Marcelo Góes disse:

    @Leandro.

    Perfeitamente Leandro. A única coisa que atualmente é diferente é o período em que o estudante pode trabalhar full-time. Antes ele poderia sempre que estivesse de férias da escola e agora ele pode apenas em determinados períodos do ano. Eu vou preparar um artigo em relação a isto nos próximos dias.

    abs

    M.

  6. leandro disse:

    boa tarde marcelo as informações que vc postou a cima sobre a burocracia na irlanda referente a outros paises e as condições ainda permanecem as mesmas?

  7. Marcelo Góes disse:

    @Silvino

    Cara, tudo depende da sua dedicação. Mas eu acho que as possibilidades são muito boas. Eu quando morei na Irlanda com 6 meses já falava bem inglês e igual a você não sabia muita coisa antes de partir.

    O que você tem que levar em consideração hoje é se vale a pena trancar 1 período na faculdade pra se dedicar a este projeto ou se seria melhor investir apenas as suas férias com programas de 1 mês.

    Tenha certeza que qualquer uma das experiências vai impactar muito no seu aprendizado e te ajudar a conseguir os resultados que você deseja.

    abs

    M.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>